• André Pitelli

Seguindo a receita dos outros


Estava sozinho na minha casa e fui fazer uma torta de frango que peguei a receita quando visitei a avó da minha esposa no domingo.


Deixei todos os ingredientes separados, liguei o forno para aquecer, preparei o recheio, batia a massa, misturei o recheio com a massa, coloquei a torta em uma assadeira e coloquei no forno para assar.


Segundo a receita que anotei, com o forno 220 graus em 30 minutos a torta ficaria pronta. Passaram-se 30 minutos, abri o forno, espetei com um palito e vi que a torta ainda estava crua.


Nesse momento pensei em quantas situações parecidas com essa eu já tinha vivido e o que tinha feito a respeito.


O que aconteceria se eu tirasse a torta do forno e desistisse? Poderia usar como desculpa minha capacidade pensando “eu não sei cozinhar mesmo”, ou culpa a avó de minha esposa dizendo “ela me passou a receita errada”. O que eu ganharia com isso?


Teria uma torta para comer?


O que eu perderia? O tempo de preparo, os ingredientes, minha dedicação e o que mais?


Em algum momento da sua vida você já criou a sua meta (receita), ajustou o que precisava para alcança-la (temperatura do forno), mudando hábitos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos, e mesmo assim não conseguiu o resultado no tempo esperado?


Será que você esperou o tempo necessário para alcançar a sua meta?


Voltando a torta, meu forno é diferente do forno da avó da minha esposa, então não posso esperar obter o mesmo resultado com o mesmo tempo em condições diferentes.


Você já desistiu de algo por que comparou o tempo para alcançar seu objetivo com o tempo que outra pessoa levou para conseguir algo parecido?


Suas condições são únicas, então o tempo para você conseguir o que quer também será. A questão é quanto tempo você vai dedicar até alcançar o que você realmente quer para sua vida? Está preparado para esperar mais que o previsto? Sabe de todos os ingredientes que precisa?


Você pode conseguir tudo que quiser basta seguir a SUA receita e adapta-la a sua realidade.


PS: a torta ficou pronta em 45 minutos, pode ver na foto como ela ficou.

10 visualizações

© 2020 por André Pitelli.